Tutorial "Link2SD+SWAP+Patition SD"


Pessoal esse tutorial visa os vários pedidos de:
  1. Transferir Apps para o SD
  2. Particionar SD
  3. Criação SWAP
  4. ETC...
Vou explicar um pouco o que todo esse tutorial faz, existem apps ou até mesmo o sistema Android a opção de mover apps para o SD, porem não são todos que podem ser movidos e alguns quando movidos forçadamente seus Widgets para de funcionar já que os mesmos necessitam de seu app mestre esteja instalado na memoria interna do aparelho, com esse tutorial usando o link2SD vocês vão poder transferir qualquer apps sendo ele, jogo, aplicativo com ou sem Widget para o seu SD sendo que nenhum dará problema muito menos deixando de funcionar os widgets.


Mais André como que isso pode funcionar?

Criaremos no SD uma partição EXT...

"Se você não sabe o que é EXT ou quer aprender mais sobre o assunto clique AQUI"

Essa partiçao nao é reconhecida normalmente pelo Android, ou seja quando criarmos uma partiçao no seu SD ele "perdera" essa quantidade de memoria particionada, mais nao se assuste ela esta ai no seu SD mais o Android nao a reconhece somente com o app Link2SD ele sera capaz de tal leitura.

Essa partição criada sera única e exclusiva para instalação de jogos e apps, tudo que for instalado em seu Android poderá ser movido para essa partição, fazendo com que o aparelho possa instalar muito mais apps, desocupando sua memoria interna, e deixando a leitura desses apps mais rápidas em comparação as outra formas de mover seus apps para o SD, um EX: seu cartão é de 2Gb caso você decida particionar ele pela metade seu cartão vai ter livre somente 1Gb para colocar suas musicas, fotos, DATAs de apps e por ai vai, o outro 1Gb que agora é uma partição EXT só ira ser reconhecido pelo Link2SD para segurança d usuário, caso essa partição não ficasse inacessível ao usuário e ele colocasse um musica la dentro CABUMMM ja era e teria que formatar o SD e refazer tudo de novo.

Vamos ao que intereça, voces vao precisar de...

Uma Custom Rom de preferencia a CM7.X
O aplicativo Link2SD BAIXE AQUI
Um cartão de no minimo 2Gb "É altamente recomendado um cartão de 8Gb pra cima"

Restaure seu aparelho pra que ele fique novinho! ou instale uma nova rom tanto faz o que vale é que o melhor a se fazer é ter um rom zerada no aparelho sem nada de apps intalados ainda, caso nao vá reintalar uma outro rom, de um WIPE no aparelho que ele ja esta zerado.

Tenha tbm um SD formatado, ou seja... que nao tenha nada dentro dele "Nem precisa falar pra voces fazerem backup né?"

Entre na CR "Custom Recovery"

Vá em "Other" e "Wipe Sdcard"       

Pronto seu SD esta limpinho! DICA: Só formate seu SD por esse caminho.

Vá em "Partition sdcard" e "Partition SD"

Quando confirmar Partition SD vai aparecer SWAP, nessa hora se você tem um cartão de 2Gb coloque 256Mb, não passe disso, até quem tem 4Gb pode usar 256Mb ou pode tentar colocar 512Mb quem tem um cartão de 32Gb pode colocar 1Gb apesar de não ser muito aconselhado mais pode, o melhor mesmo é 512Mb

NÃO TEM ESSA DE QUANTO MAIS MELHOR E SIM DE ALGORÍTIMOS A SER USADO

Depois do SWAP vem a vez do Partition que é o espaço que vai ser usando para instalação de apps/jogos

Essa parte agora vai depender de cada um, uma dica é nunca particione menos de 1Gb, vou dar como exemplo a forma que eu uso aqui no P350:
SD de 8Gb
SWAP: 512Mb
PARTIÇÃO: 6Gb

Então faça como queira não particionando menos que um 1Gb, lembrando que o restante do cartão sera reconhecido pelo celular normalmente, esse espaço é o que você pode usar para colocar musicas, fotos etc...

Ainda na CR de reboot, ligando o aparelho faça suas configuraçoes normais ja que o aparelho estara formatado, assim que possivel instale o Link2SD.

Com ele instalado quando abrir pela primeira vez ele vai abrir uma janela que monstra umas opções, EXT, EXT2, EXT3 e por ai vai, clique em EXT só mente nessa, dando certo ele vai te dar uma mensagem falando que para concluir você deve reiniciar o aparelho e assim deve ser feito.

Caso de erro quando você selecionar EXT então você vai ter que fazer todo o procedimento acima novamente! boa sorte!!!!

Reiniciado o aparelho agora é hora da alegria, instale alguns apps que normalmente você usa, SÓ ALGUNS para teste, depois que você aprender manda vê com os zilhões de apps hehehe

Agora entre no Link2SD...

Ná parte superior direita tem 3 icones, na ordem:

1-( Funil )
2-( 3 Traços com uma ceta para baixo )
3-( Lupa )

Clique no botão (2) e deixe sempre em "data" no botao (1) iremos usar sempre as opçoes:
  • No Cartao SD
  • No telefone
No Cartao SD estara os apps que voce instalou e esta no ser cartao de menoria, mais nao é essa partiçao correta que eles devem estar, entao sempre que voce selecionar essa opçao e estiver la alguns apps link os para a partiçao correta.

No telefone estão os apps instalados na memoria interna do aparelho, então QUASE todos podem ser movidos para a partição criada.

Como Linkar os apps?

Na opçao No Cartao SD se estiver algum la mande todos para a partiçao, para fazer isso voce só precisa clicar sengurando alguns segundos no app desejado, vai aparecer uma tela, nela voce tem varios opçoes, a mais importante aqui nesse tutorial é! Criar Link, clicando nela vai aparecer uma outra tela com 3 opçoes:

Linkar arquivos do aplicativo

Linkar arquivos do dalvik-cache

Linkar bibliotecas

Marque sempre as 3, em alguns apps a ultima opção vai estar uma mensagem dizendo que não tem biblioteca, nesse caso não precisa marcar essa opção né? =]

Marcada as opções de OK e pronto vai transferir para a partição criada aquela lembra a EXT.

Toda vez que linkar uma ou mais aplicações reinicie o aparelho para não ter problemas.

Voce pode acompanhar como esta o uso das memorias, sendo elas internas, externas SD e a externa SD 2º Part que é a partiçao criada especificamente para mover seus apps.

Algums dicas, reparem quem quando estiverem no Link2SD em alguns apps ali listado tem um desenho bem pequeno de um SD no cantinho, isso quer dizer que esse app pode ser movido numa boa, mais nao quer dizer que os apps listados sem esse SD ali do lado nao possa, esse tutorial foi craido para esse intuito, voce mover apps mesmo eles nao podendo ser movidos, ja que o mesmo pode ter Widgets essas coisas, mais se movidos pelo Link2SD eles nao vao perder nenhuma de suas funçoes, vai funionar como se estivesse na sua memoria interna. alguns apps vou dar exemplo alguns meus aqui:

Superusuario
QuickPic
Chainfire3D
ADWLauncher EX
Handcent
Startup Manager
Lucky Patcher e o proprio Link2SD

Essas estão na minha memoria interna do aparelho, apps de sistemas nunca devem ser movidos, tem até a opção de ver os seus apps de sistema vocês vão achar ai, mais isso são poucos, eu mesmo tenho uns 400 apps instalados todos linkados e só esses ai que não, tirando os da aba sistema que esses não se deve mexer.

Bem é isso, sei que o tutorial é gigante, mais não é complicado, eu mesmo não levo 1 minuto para fazer esse processo todo e sem esse processo celular com pouca memoria interna como é o caso do P350 não serviria mais que um peso de papel que toca musica. "Na minha opinião é logico"



0 comentários: