Saiba um pouco sobre as Custom Roms
Uma custom ROM é uma versão personalizada do Android, o sistema operacional para dispositivos móveis do Google. Há versões feitas a partir de modificações do sistema do fabricante, ou ainda as construídas do zero, com base no código fonte original do Android, fornecido pelo Google no Android Open Source Project (AOSP). Elas podem ser instaladas em smartphones e tablets, substituindo o sistema operacional original fornecido pelo fabricante.
As ROMs baseadas no código do AOSP, quando atingem um bom estado de amadurecimento, tendem a ser melhores do que as produzidas a partir dos sistemas fornecidos pelos fabricantes. Isso acontece porque nem sempre há autorização para se alterar as ROMs das fabricantes, driblando algumas proteções na base da "gambiarra", o que pode comprometer o resultado final.
Entre as custom ROMs baseadas no código oriundo do AOSP, merece destaque o CyanogenMod , que amadureceu tanto e passou a oferecer suporte a um número tão expressivo de smartphones que já pode ser considerada quase como "distribuição" do Android, assim como o Ubuntu e o Redhat o são para o Linux. É graças a ampliação do suporte e ao amadurecimento desses projetos que mais e mais usuários tem se arriscado a instalar ROMs alternativas em seus smartphones.
Mais quais as vantagens em usar uma Custom Rom?
A primeira grande vantagem encontrada nessas ROMs, em relação às oferecidas pelos fabricantes, é que, via de regra, as primeiras oferecem versões mais atuais do Android. Nos casos do Cyanogen Mod 7, ela entrega a versão mais atual do Gingerbread e recebe os updates menores, vindos da Google, com mais agilidade do que o próprio Nexus S "incrível não?"
Outra grande vantagem é que o desempenho do sistema é consideravelmente melhorado com uma dessas ROMs. Isso porque você terá no seu Android um sistema limpo, baseado no código puro fornecido pela Google, e os responsáveis pelo desenvolvimento apenas aplicam as adaptações necessárias, como os drivers do dispositivo, fazendo o sistema rodar adequadamente no aparelho. Alguns ajustes para melhorar o desempenho, frutos da experiência da comunidade, geralmente também são implementados.
Um fator importante desta etapa é a ausência de apps “impostos” por fabricantes ou operadoras. Convenhamos: tudo o que um usuário de Android precisa pode ser encontrado e instalado pelo Android Market. Os apps que estarão instalados no seu aparelho, muitos deles rodando em segundo plano e consumindo recursos do sistema, devem (ou deveriam) ser uma escolha sua, e não do fabricante, ou muito menos da operadora de telefonia celular.
As ROMs customizadas também apresentam, frequentemente, opções extras de interação com o sistema operacional - geralmente em nível de interface gráfica, o que acaba agradando. O Cyanogem Mod 7, por exemplo, mostra várias opções extras no menu de desligamento do Android, permitindo que você opte por reiniciar o aparelho, em vez de apenas desligá-lo, além de dar opções para tirar uma screenshot da tela, ou até mesmo mandar o sistema diretamente para o menu de recuperação, onde você terá acesso a opções mais avançadas de manutenção.
A Samsung contratou recentemente o criador do Cyanogen Mod para os quadros da empresa. Como a sul-coreana trabalhou com muita proximidade ao Google, no desenvolvimento do Android 4.0, talvez muito da experiência do projeto "alternativo" tenha sido incorporado ao Android oficial.
O Cyanogen Mod conta, também, com um sistema de implementação de temas que permite personalizar ainda mais a aparência do Android. Outro recurso interessante é o "modo incógnito", que permite navegar sem salvar o histórico. Ele está presente no Cyanogen Mod desde o Froyo, e só agora será oferecido oficialmente no Android 4.0 (Ice Cream Sandwich).
Trechos retirados e adaptados do site TechTudo
Então agora você esta ai se mordendo de vontade de testar essas tais Roms customizáveis? então conheça algumas das opções que temos para o LG Optmimus Me p350 AQUI.
0 comentários: