Notícia | Orelhões deverão oferecer sinal Wi-Fi em todo o Brasil, promete ANATEL

ANATEL estuda oferecer acesso à internet por meio de 300 mil orelhões espalhados no país


O acesso à internet móvel vem crescendo em todo o mundo e no Brasil não é diferente. Apesar de ter uma base móvel bastante difundida principalmente nas grandes capitais do Brasil, o sinal 3G e 4G ainda não possuem a qualidade que os usuários gostariam de ter, e a Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL – estuda viabilizar essa democratização do acesso à rede através dos orelhões espalhados pelo país.

O presidente da ANATEL, João Rezende, anunciou que os cerca de 300 mil orelhões encontrados nas ruas e nos lugares mais longínquos do país deverão oferecer acesso à internet por meio de sinal Wi-Fi. Segundo Rezende, o Brasil tem hoje “1 milhão de orelhões e a maioria deles é subutilizado.” O presidente da agência estuda modernizar 300 mil orelhões, anunciado em evento na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Rezende afirmou também que 400 mil orelhões estão subutilizados e deverão ser desativados. Os outros 300 mil serão mantidos sem o plus do sinal Wi-Fi. O ofereciemnto de acesso à internet por meio de orelhões será delegado às operadoras de telefonia e deverão estar nos contratos que serão revisados no próximo ano, após consulta pública e a implantação deverá acontecer efetivamente apenas entre os anos de 2015 e 2016.

A Oi e a Telefônica já oferecem os serviços em alguns estados. A Oi oferta internet por meio de vários hotspots espalhados nos grandes centros urbanos para os assinantes de serviços telefônicos sem nenhum ônus. Mas para terceiros ainda não há uma forma de pagamento pelo acesso Wi-Fi, devendo ser motivo de estudo pela ANATEL junto com as operadoras.


Participe do nosso Grupo no Facebook e fique sempre atualizado!!

Participe da nossa Pagina no Facebook e fique sempre atualizado!!

Fonte - MobileXpert

0 comentários: